OpenStreetMap

English Version

Nesses últimos 2 anos como voluntário em tempo integral desenvolvi vários projetos de mapeamento pelo Brasil, por acreditar ser meu dever contribuir por conta do deficit que o mapa tinha na minha região. Minha meta como mapeador é tentar diminuir os espaços em branco no OpenStreetMap para que mais pessoas possam usá-los e assim mais mapeadores surgirem.

Entendo que nem todo mundo tem tempo ou interesse em mapear, no máximo fica no básico e muitas vezes acaba esquecendo do OSM por não consegui usar no seu dia a dia, ainda mais em um país como o Brasil onde dificilmente um trabalhador teria tempo para ficar atualizando mapas.

Tenho me dedicado diariamente ao OSM, mas infelizmente isso tem um custo e já que não sou nenhum herdeiro, tem sido bem difícil conciliar meu trabalho como voluntário e minha vida pessoal, já passei por fases muito complicadas desde que eu decidi me dedicar em tempo integral, mas também tive muitas ajudas.

Trabalhar no OSM não é uma tarefa fácil, pois seu trabalho nunca está concluído, sempre há novas mudanças que precisam ser mapeadas, erros a serem corrigidos, é um trabalho contínuo que exige certo nível de conhecimento e experiencia adquirida com o tempo.

Um dos primeiros projetos que eu fiz foi usando o DAMN e depois o Taskmanger para poder gerenciar e mapear cidades inteiras, com esse projeto foram quase 20 cidades que foram totalmente mapeadas desde as estradas aos edifícios.

Outro projeto que dediquei meu tempo foi adicionar as escolas dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantis ao mapa, foram mais de 10 mil escolas mapeadas nos 3 estados, além de ajudar a medir o acesso à educação as escolas também tem um papel importante para esse ano eleitoral, pois são usadas como local de votação e o OSM é o mapa usado no app e-Título e outros apps desenvolvidos pelo governo.

Antes e depois da importação das escolas em Tocantins

Tanto para importar as escolas como os postos de atendimento da PRF e PF e outros dados eu preferir usar a ferramenta MapRoullete por poder ter um controle maior sobre a qualidade dos dados e poder checar cada informação que eu estava adicionado. Importação nunca deve ser 100% automática porque gera muitos conflitos com os dados já existentes gerando mais trabalho, por isso a importância de ter pessoas trabalhando integralmente para poder integrar os dados.

Atualmente venho trabalhando na importação dos edificios da Cidade de Fortaleza, o que tem tomado muito do meu tempo por ter que revisar os dados e também por conta que os edifícios foram divididos em partes, então tenho que considerar isso no momento de mapear, mas o resultado é belíssimo!

Todo esse trabalho requer dedicação e tempo, o OpenStreetMap é como uma obra de arte que nunca vai ter um fim, agora eu preciso da sua ajuda para continuar o meu trabalho, seu apoio é extremante importante para que eu possa continuar a mapear. Por favor considere fazer uma doação ;)

https://opencollective.com/playzinhoagro

Com seu apoio pretendo:

  • Continuar a importação de edifícios em Fortaleza
  • Importar os edifícios e endereços de Dourados
  • Criar projetos para checar o uso das wikidatas
  • Continuar a mapear cidades no Nordeste do Brasil
  • etc…

Lembrando que ao me apoiar você vai estar apoiando alguém da comunidade local!

Location: Planato Formosa, Planalto Formosa, Timon, Região Geográfica Imediata de Timon, Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, Região Geográfica Intermediária de Caxias, Maranhão, Região Nordeste, 65636-060, Brasil

Discussion

Log in to leave a comment