OpenStreetMap

A cada minuto de 2021, 8 mulheres apanharam no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. A violência psicológica, que não deixa marcas físicas, feriu também a dignidade de muitas que precisaram se isolar com companheiros abusivos no contexto da crise sanitária, por isso foi criado o Mapa do Acolhimento para ajudar mulheres que sofram de violência de gênero.

O Mapa do Acolhimento é uma rede de solidariedade nacional que conecta mulheres que sofreram violência baseada em gênero com advogadas e psicólogas voluntárias de todo o Brasil. Desde o começo da sua atuação, em 2016, o Mapa do Acolhimento já realizou mais de 5.000 encaminhamentos e possui uma base de 5.000 voluntárias registradas, em mais de 800 cidades, além de contar com o mapeamento de serviços públicos da rede de segurança, saúde e socioassistencial. O projeto é realizado pelo NOSSAS, um laboratório de ativismo que acredita que um mundo mais justo e democrático só é possível se os poderes de uns não suprimirem a potência de outros.  Agora todos os dados do Mapa do Acolhimento estarão disponíveis no OpenStreetMap como um esforço conjunto para disponibilizar ainda mais os serviços de atendimento a mulheres.

São cerca de mil pontos de serviço entre Centros de acolhimento e Delegacias especializadas além de clínicas e hospitais, logo mais esses dados serão importados ao OSM para que mais pessoas possam ter acesso.

Queria agradecer a todos do Mapa do acolhimento por disponibilizar esses dados e acreditar que podemos ajudar.

Location: Formosa, Timon, Região Geográfica Imediata de Timon, Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, Região Geográfica Intermediária de Caxias, Maranhão, Região Nordeste, Brasil

Discussion

Log in to leave a comment